Search
  • Clínica Medical Center

6 dicas para um desfralde sem traumas


Qual é a hora certa para tirar a fralda do seu filho? Talvez seja melhor perguntar para ele - o que, nessa idade, significa observar a criança (se ela ainda não fala, com certeza não poupa sinais).

Atropelar o tempo de a criança sair das fraldas pode levar à enurese noturna - o famoso xixi na cama. A recomendação da Academia Americana de Pediatria, cujas diretrizes são referência para pediatras brasileiros, recomenda que não se inicie o processo antes dos 18 meses. Mas pode ser que seu filho ainda não esteja pronto. Fique atento para reconhecer se é hora de fazer essa mudança:

1. Cada criança tem ritmo próprio. Se o adulto decide por si só que é hora de ela se livrar das fraldas, como ocorre nos desfraldes coletivos promovidos em algumas escolas, isso pode gerar estresse nas que ainda não estão prontas.

2. Inicie o processo quando o seu filho já se vestir e se despir sozinho; pedir para ir ao banheiro (o que mostra que ele sabe quando a bexiga está cheia) e fizer o xixi até o fim (esvazia o órgão).

3. Estimule seu filho a pedir para ir ao banheiro e elogie toda vez que ele acertar o “timing”.

4. Uma vez sentada, a criança deve ter os pés apoiados (na privada, use um banco como suporte) e os joelhos, em 90 graus.

5. O redutor de assento é importante para estabelecer a postura correta da musculatura pélvica, que garante o correto esvaziamento da bexiga.

6. Escapou um xixi na calça? Tudo bem, ela ainda está aprendendo. Não valorize o episódio.


Fonte: Revista Crescer

14 views

R. Três Passos, c/ R. Redentora, 282, Canarana/MT 

clinica@medicalcentercanarana.com

66 3478-2020

©  2018 Clínica Medical Center. Site em construção.