A apendicite é a inflamação do apêndice - uma região do intestino grosso, resquício do processo evolutivo, que pode causar dor quando inflamado.
![](https://static.wixstatic.com/media/9c42a5_b95a16e8115f4303aa77c137caf675bc~mv2_d_1876_1883_s_2.png/v1/fill/w_980,h_984,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9c42a5_b95a16e8115f4303aa77c137caf675bc~mv2_d_1876_1883_s_2.png)
Sintomas de Apendicite
O principal sintoma da apendicite é dor abdominal, que varia de acordo com a idade da pessoa e da posição do seu apêndice ("bolsa" presa na parte final do cólon) inflamado.
Geralmente, o primeiro sinal é dor na região próxima ao umbigo, que pode ser fraca no início mas vai se tornando cada vez mais aguda e grave conforme as horas passam.
À medida que aumenta a inflamação no apêndice, num processo que varia de 12 a 18 horas, a dor tende a se mover para baixo e à direita - local diretamente acima do apêndice, também chamado ponto de McBurney.
Outros sintomas de apendicite, que aparecem junto com a dor são:
Náusea, vômitos, apetite reduzido e febre baixa.
Se o apêndice se rompe, a dor pode desaparecer por um breve período e a pessoa se sente melhor repentinamente. No entanto, uma vez que o revestimento da cavidade abdominal fica inflamada e infectada (uma condição chamada peritonite), a dor piora e os sintomas se intensificam - principalmente quando a pessoa caminha ou tosse.
Sintomas posteriores incluem:
Calafrios, constipação, diarreia, febre, perda de apetite, náusea a vômitos e tremores.
Causas
As causas da apendicite não são sempre claras, mas algumas situações são conhecidas por levar à inflamação no apêndice. Veja:
- Obstrução por gordura ou fezes;
- Infecção, como a gastrointestinal causada por vírus.
Em ambos os casos, uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice começa a se multiplicar, causando a inflamação e o inchaço do apêndice, e eventualmente com pus. Se não tratada prontamente, a apendicite pode causar o rompimento do apêndice.
Fatores de risco
Qualquer um pode desenvolver inflamação no apêndice, mas a apendicite é mais comum entre pessoas de 10 a 30 anos.
Não há, contudo, comportamentos considerados de risco e que possam contribuir para a inflamação.
Buscando ajuda médica
Fique atento aos sintomas. Se eles persistirem por mais do que 12 horas, procure um especialista e explique a ele o que está sentindo e o quão forte são as dores. Aproveite e tire todas as suas dúvidas.
Fonte: Minha Vida
Comments