Search
  • Clínica Medical Center

Metade dos casos de transtorno mental surge até os 14 anos. Como evitar?


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que metade dos casos de transtorno mental surge até os 14 anos de vida, mas a maioria não é detectada ou tratada. Dados da entidade mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Já o uso de álcool e drogas ilícitas, segundo a OMS, permanece uma importante questão em diversos países, podendo levar a comportamentos de risco como sexo sem proteção e direção perigosa. Transtornos alimentares, de acordo com a entidade, também são fonte de preocupação. Como evitar esses problemas?

“Felizmente, há um crescente reconhecimento da importância de ajudar os jovens a construir a resiliência mental desde as primeiras idades. Crescem as evidências de que promover e proteger a saúde do adolescente traz benefícios não apenas à saúde deles, tanto a curto como a longo prazo, mas também às economias e à sociedade, com jovens adultos saudáveis capazes de fazer contribuições maiores à força de trabalho, famílias, comunidades e sociedade como um todo”, informou a OMS, por meio de comunicado.


A prevenção dos transtornos mentais


Muito pode ser feito para ajudar a construir resiliência mental desde cedo. A prevenção, segundo a OMS, começa com o conhecimento e a compreensão dos primeiros sinais e sintomas de alerta de transtornos mentais.


Fique de olho em manifestações como:

Piora no rendimento escolar

Falta de interesse

Tristeza

Irritabilidade

Isolamento

Automutilação

Mudança súbita e inexplicável de comportamentos


Fonte: Saúde Abril

5 views

R. Três Passos, c/ R. Redentora, 282, Canarana/MT 

clinica@medicalcentercanarana.com

66 3478-2020

©  2018 Clínica Medical Center. Site em construção.