Search
  • Clínica Medical Center

Olheiras: principais causas



Quais as causas das olheiras?


Alguns fatores favorecem o surgimento das olheiras - e eles podem variar de acordo com cada tipo. Entre as principais causas, estão:

· Hereditariedade

· Acúmulo de vasos e má circulação do sangue

· Noites mal dormidas e cansaço físico

· Excesso de melanina

· Tabagismo

· Consumo de álcool e drogas

· Doenças respiratórias

· Estresse físico ou emocional

· Fotoproteção inadequada da área

· Estrutura óssea do rosto.



Como tratar as olheiras?


O mercado de beleza está cada vez maior e por isso existem atualmente diversos tratamentos para as olheiras. Porém, é indicado sempre procurar ajuda médica para que a região seja examinada. Desta forma, o especialista irá definir o tipo de olheira e prescrever o tratamento mais adequado.


Como prevenir as olheiras?


Quando não são genéticas (o que atrapalha a prevenção), a principal forma de evitar as olheiras é incluir hábitos saudáveis na rotina, como:


Dormir de 7 a 8 horas por noite


Não é à toa que, ao dormir mal, acordamos com manchas escuras ao redor dos olhos. É nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito - e isso se reflete no dia seguinte. Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos".


Reduza o sal


Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? O resultado é uma região dos olhos mais inchada.


Diminua o álcool


O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.


Hidrate a área dos olhos


Uma pele hidratada é, sem dúvidas, mais bonita. Mas, além disso, a hidratação é útil para manter longe as olheiras. A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, e essa característica torna mais aparente os vasos dessa área, deixando-a com a aparência arroxeada.

Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local. Outro bem promovido pela hidratação é a menor perda de colágeno. Lilian Estefan diz que, com mais colágeno, a sustentação da pele melhora, diminuindo o rompimento de vasos - que também causam o arroxeado.

Além disso, é importante usar cremes específicos para a região dos olhos. Eles têm uma formulação que respeita a sensibilidade e demais particularidades da região.


Use o filtro solar


O filtro solar previne a oxidação das células e diminui os efeitos da luz sobre a pele e sua consequente pigmentação.

Outras formas de evitar o surgimento das olheiras são:

· Não fumar

· Evitar coçar os olhos, pois a fricção pode levar ao rompimento de vasos sanguíneos e consequentemente ao escurecimento das pálpebras

· Fazer exercícios físicos regularmente e ter uma boa alimentação

· Lavar a pele e retirar a maquiagem antes de dormir.

Lembre-se que essas dicas podem ajudar na prevenção, mas é importante estar sempre atento(a) à frequência do aparecimento das olheiras e, se, necessário buscar ajuda médica.



Fonte: Minha Vida

6 views

R. Três Passos, c/ R. Redentora, 282, Canarana/MT 

clinica@medicalcentercanarana.com

66 3478-2020

©  2018 Clínica Medical Center. Site em construção.