Search
  • Clínica Medical Center

Quanto tempo demora para a vacina da gripe fazer efeito?



Após a aplicação, a vacina da gripe leva de duas a três semanas para surtir efeito. Esse é o tempo que o corpo precisa para, a partir da vacinação, produzir uma boa dose de anticorpos contra o vírus influenza. Funciona assim: dentro da vacina, que é oferecida na Clínica Medical Center, há resquícios inativados dos subtipos desse vírus que mais estão circulando no país.

Por conter fragmentos “mortos” do agente infeccioso, não há qualquer risco de a injeção causar a doença. Pois bem: uma vez que alguém toma o imunizante, seu sistema de defesa reconhece aquelas partículas estranhas e começa a produzir proteínas para reprimi-las. Elas são os anticorpos contra a gripe. Acontece que essa fabricação não ocorre de uma hora para outra.

Segundo os especialistas, ela leva de duas a três semanas até ganhar a escala necessária para debelar a doença. Durante esse período, é possível que alguém contraia a enfermidade e apresente seus sintomas – febre alta, dores pelo corpo, tosse… Por isso que muita gente pensa, erroneamente, que a vacina causa o problema. Esse tempo entre a vacinação e a proteção efetiva é um dos motivos pelos quais a Clínica Medical Center sempre começa a campanha um bom tempo antes do inverno, estação com maior número de casos.

E você, já se vacinou contra a gripe? Ainda não? Reserve já a sua na Medical Center!


Fonte: Saúde Abril

7 views

R. Três Passos, c/ R. Redentora, 282, Canarana/MT 

clinica@medicalcentercanarana.com

66 3478-2020

©  2018 Clínica Medical Center. Site em construção.