Search
  • Clínica Medical Center

Vacinação é a proteção mais eficaz contra a Gripe

A SBIm recomenda a vacinação para todos com mais de 6 meses de idade


Gripe não é resfriado. Mesmo que na maioria dos casos seja leve, é uma doença que pode evoluir de maneira grave e até ser fatal. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. O vírus Influenza, que causa a gripe, circula durante o ano inteiro, mas a maioria dos surtos acontecem no período do outono e inverno, quando as temperaturas caem.

Todo ano ela provoca mais mortes do que as temidas meningites bacterianas, por exemplo. Separamos alguns dados que mostram a gravidade da doença e a importância de estar protegido.

Cuidado especial com crianças, idosos e portadores de doenças crônicas

Crianças em idade escolar têm alta taxa de infecção (entre 15 a 40). Têm também um risco maior (sobretudo as menores de dois anos) de complicações como pneumonia, otite média, chiados, bronquiolite; de acometimento muscular e de manifestações do Sistema Nervoso Central, o que leva a uma alta taxa de hospitalização.Já para os idosos a situação é ainda mais crítica: representam o principal grupo de risco para a doença: no Brasil, a cada ano, a maior parte das mortes relacionadas à gripe ocorre neste grupo.Portadores de doenças crônicas também precisam estar atentos: em caso de infecção, quadros de Diabetes, hipertensão, cardiopatias, pneumopatias, entre tantas outras podem se agravar.


A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda a vacinação contra a gripe para todos com mais de 6 meses de idade.

PREVENÇÃO


Existem dois tipos de vacina contra a gripe, ambas seguras e eficazes:a trivalente protege de 3 cepas do vírus influenza (duas cepas A – H1N1 e H3N2 – e uma cepa B)a quadrivalente protege de 4 (duas cepas A – H1N1 e H3N2 – e duas cepas B).A SBIm recomenda a vacina quadrivalente, sempre que possível, pela proteção mais ampliada que ela oferece.


7 views

R. Três Passos, c/ R. Redentora, 282, Canarana/MT 

clinica@medicalcentercanarana.com

66 3478-2020

©  2018 Clínica Medical Center. Site em construção.